Anna Karina: Uma feminista na câmara de vereadores

Conheça o contexto que levou a professora Anna Karina ao cargo de vereadora de Fortaleza pelo PSOL.

A professora Anna Karina ocupa, a partir do mês de março, a cadeira de vereadora de Fortaleza pelo PSOL, Partido Socialismo e Liberdade. Professora de História da rede estadual, engajada na luta feminista e na defesa da educação pública, seu mandato começa a partir da licença do vereador Gabriel Aguiar, no final de fevereiro, e do acordo com Ailton Lopes, primeiro suplente, para garantir que Fortaleza possa ter a possibilidade de ter, no mês de março, uma bancada de mulheres do PSOL.

Mas, para além disso, seu mandato é também resultado das manifestações crescentes do movimento feminista brasileiro, a partir de pelo menos, as jornadas de junho de 2013. Não fosse o ascenso do movimento feminista na última década, dificilmente teríamos tido a ocupação de mandatos como os de Marielle Franco no Rio de Janeiro, Sâmia Bonfim em São Paulo e Talíria Petrone em Niterói, todas eleitas vereadoras em 2016, apesar do golpe que derrubou a presidenta Dilma nesse mesmo ano.

Foi também o engajamento cada vez maior de novas gerações de feministas que impôs um maior nível de resistência ao golpe, e impediu, através do movimento Ele Não, que Jair Bolsonaro fosse eleito presidente ainda no primeiro turno das eleições de 2018.

Foi nessa conjuntura de resistência ao golpe, sobretudo com muitas mulheres se colocando como protagonistas da luta política, que Anna Karina participou do processo eleitoral de 2020 em Fortaleza e que conseguiu o lugar de segunda suplente da bancada do PSOL.

E é fazendo justiça a essa história que sua mandata na câmara de vereadores, recebe o nome de Ocupação Feminista.